quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Club du Film - Ano IV - Semana 01: Scarface


Há três anos, no dia 28 de dezembro de 2005, eu e alguns amigos decidimos assistir, semanalmente, grandes clássicos do cinema mundial. Esse encontro ficou jocosamente conhecido como Club du Film. Como guia, buscamos o livro The Great Movies do famoso crítico de cinema norte-americano Roger Ebert, editado em 2003. Começamos com Raging Bull e acabamos de assistir a todos os filmes listados no livro (uns 117 no total) no dia 18.12.2008. Em 29.12.2008, iniciamos a lista contida no livro The Great Movies II do mesmo autor, editado em 2006. São, novamente, mais 100 filmes. Dessa vez, porém, tentarei fazer um post para cada filme que assistirmos, com meus comentários e nota de cada membro do grupo (com pseudônimos, claro).
Filme: Scarface (1983)
Data em que assistimos: 29.12.2008
Crítica: Scarface é um clássico oitentista e um excelente veículo para a consolidação da imagem de Al Pacino. O cara está sensacional como Tony Montana, um refugiado cubano que só pensa em subir na vida da forma mais ilícita possível. Ele quer sempre mais e mais e acaba se tornando o rei das drogas da Florida, tomando o império de seu primeiro empregador, Frank Lopez (vivido por Robert Loggia). Ao atingir o topo, com o dinheiro, bens e mulheres que queria, Tony começa a cair em uma espiral descendente velocíssima. Em seu afã de ter mais e mais, comete as maiores atrocidades com o melhor amigo, irmã, mulher e associados. Não quer saber o que está pela frente.
Al Pacino encarnou o personagem - e acho que até hoje não se livrou completamente dele - e oferece uma performance exagerada, inflada, exatamente como Tony Montana exige. A quantidade de vezes que ele fala "fuck" no filme é impressionante... Michelle Pfeiffer, belíssima, faz uma mulher drogada, sem futuro, que casa com Tony depois dele despachar seu marido Frank.
O final é apoteótico e brilhante, em que Tony, manejando uma metralhadora com lança foguetes, combate uma horda de incompetentes sul-americanos que estão lá para acabar com a raça dele, tudo isso no hall de sua mansão, onde se lê em neon bem brega o clássico "The World is Yours".
Notas:
Minha: 8 de 10 

Klaatu: 10 de 10 

Barada: 10 de 10

Um comentário:

  1. Meu filme favorito, é simplesmente perfeito! mataria pra ter a mansão onde o filme foi filmado...

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."