segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Mais um remake

Yojimbo, A Fistful of Dollars, Last Man Standing e Sukiyaki Western Django. O que esses filmes têm em comum?

Simples: o primeiro é o pai dos demais. Yojimbo, do mestre Akira Kurosawa, está entre um dos melhores filmes já feitos e ponto final. Pode-se dizer que esse filme, sozinho, deu origem ao Western Spaghetti de Sergio Leone e tantos outros. A Fistful of Dollars é basicamente Yojimbo passado no velho oeste americano (ou seria italiano???) com cowboys no lugar de samurais. Last Man Standing é a refilmagem mais recente, com a transposição do western para um filme de gangster. As duas refilmagens funcionaram muito bem dentro de suas propostas.

Sukiyaki Western Django é a última novidade. O filme não transpõe a estória para um cenário futurista ou atual como alguns vão deduzir mas sim volta para o Western, em Nevada, nos Estados Unidos mas com cenários que lembram o Japão feudal, com "cowboys" que são samurais, usando espadas e pistolas, vestidos de túnicas. É uma mistureba danada, com direito até às músicas clássicas de Ennio Morricone. 

E então? O filme funciona? Fico feliz em dizer que sim, funciona muito bem. É estranho, verdade, mas um estranho fascinante, que instiga a imaginação. O filme abre com um estória que parece ser separada, estrelada por Quentin Tarantino, com cenários de papel e banhados em cores fortíssimas. Ao fim dessa estória, cortamos para a chegada de um cowboy/samurai solitário chegando à uma cidade (em Nevada) que, como disse, lembra uma cidade medieval japonesa. Lá, duas gangues dividiram o território, a gangue branca e a gangue vermelha, todas as duas formadas somente por homens. A gangue branca, porém, tem uma solitária mulher com um filho. 

Segue uma disputa para saber quem vai ficar com o forasteiro, que se mostra um excelente pistoleiro. Depois disso, toma de flasbacks e flashbacks dentro de flashbacks, passados sombrios, tiroteios insanos com direito à balas curvadas e uma gatling gun, malabarismos mais ainda, revelações surpresa e morte atrás de morte até sobrar só um de pé.

E tudo isso com cores primárias fortes que, se não fosse a oportunidade de ver em alta definição, certamente "sangrariam" para fora de seus locais corretos. A direção é eficiente mas a cenografica e figurinos são o verdadeiro show aqui.

Muito divertido. Recomendo.

Nota: 7 de 10 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."