quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Presente de Natal

Ops, que péssima notícia para a Warner e para os fãs de Watchmen. Como muitos devem saber, a Fox havia ingressado com uma ação contra a Warner alegando ter os direitos sobre Watchmen e que a Warner não poderia lançá-lo.

No dia 24 de dezembro, conforme noticiado na imprensa, o Juiz do caso resolveu dar um presente de grego de Natal para a Warner e prolatou uma decisão inicial indicando que a Fox tem ao menos os direitos de distribuição do filme e que o julgamento, marcado para o dia 20 de janeiro, determinaria a extensão exata desses direitos, a eventual indenização e se a Warner poderia lançar o filme na data prevista de 06 de março.

É um gigantesco golpe para a Warner, que parece já ter gasto mais de 120 milhões de dólares com esse filme. No entanto, a Warner manteve-se forte e emitiu um pronunciamento segunda-feira passada informando que respeita mas discorda veementemente da decisão e que espera que, em um julgamento, tudo seja esclarecido. Pode ser apenas pose de durão para fechar um acordo em seguida mas é um risco enorme.

Eu sou fã de Watchmen (a graphic novel) e tenho esperanças de que o filme será bom. No entanto, não estou morrendo de chateação por um eventual atraso no lançamento pois (1) o filme será lançado mais cedo ou mais tarde, podem ter certeza e (2) essa briga entre estúdios gigantes é quase sem precedentes e é extremamente interessante, ao menos para os advogados (como eu). Estou sendo meio egoísta mas o que posso fazer? 

Não conheço os detalhes da ação mas parece que os direitos sobre a adaptação dos quadrinhos para o cinema foram quicando de estúdio em estúdio até parar de algum jeito na Fox, que liberou os direitos para um produtor, mas com a promessa de que o produtor, se conseguisse fechar a produção, ofereceria a distribuição novamente para a Fox. Pelo que dizem, alguém comeu mosca na Warner e não viram essa cláusula.

Particularmente, acho difícil algo tão claramente errado como isso acontecer em estúdios dessa magnitude, mas tudo é possível. Resta saber o que acontecerá nos próximos capítulos dessa novela.

Uma coisa é certa: pelo menos publicidade gratuita esse filme está tendo, o que só aumenta suas chances de sucesso na bilheteria.

É esperar para ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."