sábado, 20 de junho de 2009

Crítica de TV: Boston Legal - 4ª Temporada


Boston Legal, para quem não conhece, é uma divertidíssima série sobre advogados, estrelando James Spader (no papel de Alan Shore), William "Captain Kirk" Shatner (no papel memorável de Denny Crane) e Candice Bergen (no papel de Shirley Schmidt). O mote da série é a relação entre os advogados e com os casos absurdos perante os tribunais. Trata-se de uma comédia com alguns tons de drama.

A série vinha se mantendo sólida, cada vez mais se aprofundando na forte amizade entre Denny Crane e Alan Shore mas sempre deixando espaço para interessantes assuntos judicais, ainda que sempre incomuns. No entanto, a quarta temporada exagerou no lado comédia da série, ao apresentar uma série de casos completamente malucos, como uma cidade que quer se separar dos Estados Unidos por não concordar com a política do governo Bush, outra cidade que quer ter o direito de construir sua própria bomba atômica e outros. Isso fora os episódios que tratam de ações judiciais em que são parte os próprios advogados do escritório Crane Poole & Schmidt, como as duas prisões de Denny Crane por se envolver em prostituição, a neta de Shirley que quer evitar sua expulsão da escola etc.

A série foi construída ao redor de casos excêntricos mas a quantidade desse tipo de assunto foi sempre comedida e temperada por assuntos sérios, importantes para o dia-a-dia. Ao partirem para a comédia pura, os produtores demoliram um dos alicerces dessa excelente série. Não me levem a mal: o programa continua muito legal só que ele foi muito alterado. Há, ainda, episódios brilhantes como a defesa de Alan Shore, em um caso de pena capital, perante o Supreme Court mas esses episódios, que eram a regra, tornaram-se a exceção. Nem mesmo a entrada de John Larroquete no papel de um sócio sênior chamado Carl Sack, que veio para arrumar o escritório de Boston, ajuda muito nessa temporada fraca.

Parece que os produtores notaram esse problema e a série foi encerrada na quinta temporada que ainda assistirei com prazer, ainda que não o mesmo prazer das três primeiras.

Nota: 6,5 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."