sábado, 22 de agosto de 2009

Comentários: O trailer de Avatar (o novo de James Cameron)


James Cameron nos trouxe Aliens, Terminator e Terminator 2, True Lies e The Abyss, todos obras-primas da ficção científica/aventura. Ok, ele fez Piranha 2, mas esse eu varro para debaixo do tapete e finjo que não vi. Em cima disso tudo, ele fez Titanic que, inegavelmente, tem efeitos especiais sensacionais e é "só" o filme de maior bilheteria de todos os tempos (sem correção dos valores, senão Gone With the Wind ganha de lavada). Mesmo aqueles que torcem o nariz para Titanic por ser, essencialmente, um romance, têm que reconhecer suas qualidades.

Doze anos depois de Titanic, James Cameron lançará seu primeiro longa de ficção para o cinema. Doze anos! Ele não ficou parado nesse meio tempo mas 12 anos é muito tempo entre uma direção para cinema e outra. Ok, Terrence Malick levou 20 anos entre Days of Heaven e The Thin Red Line mas não conto com o caso de Malick pois, definitivamente, não gosto dos filmes dele (o filme mais torturante - no mal sentido - que assisti na minha vida é dele: The New World).

Cameron, no dia 18 de dezembro, nos trará Avatar, filme que ele mesmo trata como revolucionário (não confundir com a adaptação cinematográfica do desenho Avatar: The Last Airbender, que está sendo feita por M. Night Shyamalan). Parece que ele está empatando rios de dinheiro nesse filme, com a criação de tecnologia própria para tornar a experiência em 3D mais fluida e os efeitos de motion capture mais naturais.

Até há pouco tempo, quase nada se sabia do filme. Agora, com a proximidade do lançamento, a estória e algumas imagens apareceram por aí. No dia 20 de agosto foi a vez do teaser trailer e, no dia 21, foi o chamado Avatar Day, em que 16 minutos do filme foram projetados gratuitamente em sessões especiais pelo mundo todo.

Golpe de marketing à parte, o trailer está aí acessível a todos. Vejam aqui (sugiro ver em HD).

Todo mundo esperava algo revolucionário, que nunca havia sido visto antes. Eu, particularmente, não sei o que esperava. Queria apenas algo bom. E, em minha opinião, o trailer é muito bom, com efeitos bastante interessantes, ainda que, por si só, não seja nada revolucionário. O filme contará a estória da presença de humanos no mundo de Pandora, onde vive uma raça de seres azuis chamada Na'vi. Sam Worthington faz o papel de um marine paralisado da cintura para baixo que tem sua mente "transferida" para um clone híbrido de humano com Na'vi. Zoe Saldana (a Uhura de Star Trek) faz uma Na'vi que tem um caso com Worthington. Sigourney Weaver também está no filme (mas não no trailer).

Pelo trailer, tive uma sensação de estar vendo, em determinadas partes, a continuação do King Kong de Peter Jackson. Em outros momentos, a semelhança com Aliens era evidente (aqueles exoesqueletos são versões claramente inspiradas naquele transportador amarelo que Ripley usa para acabar com a rainha Alien).

Notei que o trailer tem sido analisado debaixo de microscópio pelos malucos da internet que não tem nada para fazer. Muitos dizem que os efeitos não têm nada demais e que o filme não é revolucionário.

Ora bolas, como assim? Julgar um filme de duas horas pelo trailer de dois minutos é ridículo. Dizer que os efeitos especiais do trailer são ruins ou "nada demais" é muita pretensão. Pode não ser o filme revolucionário que Cameron diz que é mas eu vou esperar para efetivamente VER o filme para julgar. Pelo trailer, parece-me que o caminho de Cameron para chegar em uma obra-prima está correto. E não podemos nos esquecer o curriculum dele, que é basicamente perfeito em termos cinematográficos.

O que acharam do trailer?

Um comentário:

  1. Eu gostei muito e certamente irei ao cinema assisti-lo. Aliás, faria isso mesmo que o trailer fosse horroroso. Afinal, a possibilidade do James Cameron produzir algum realmente ruim é baixíssima. Logo, Avatar!

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."