quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Club du Film 4.27 - Being There (Muito Além do Jardim)

O 27º filme do ano IV do Club du Film foi Being There (Muito Além do Jardim), assistido em 06.10.09. Trata-se de um conto de fadas no mundo real dirigido por Hal Ashby (Harold and Maude e Shampoo) em 1979 e estrelado pelo magistral Peter Sellers, conhecido por seu inesquecível papel do atrapalhado Inspetor Clouseau, na séries de filmes da Pantera Cor de Rosa.


A melhor forma de descrever Being There é dizer que ele é um filme mágico. Mágico na forma como encanta e prende a atenção do público; mágico como captura e incita a imaginação; mágico em sua crítica ferina e avassaladora da cultura norte-americana; mágico em sua atmosfera e, finalmente, mágico pela impressionantemente maravilhosa atual de Peter Sellers, no papel de Chance.


Chance viveu a vida todo como jardineiro da casa de um milionário. Ele nunca saiu da casa e só conhece o mundo exterior pela televisão. Chance, vale dizer, tem a idade mental de uma criança. Quando seu patrão morre, Chance é largado no mundo mas, depois de uma série de coincidências, quase todas elas baseadas na sua aparência de lorde inglês e de suas frase simples, sempre ligadas com a jardinagem mas que poderiam ser aplicadas à várias situações, Chance (chamado de Chauncey Gardner também por uma coincidência feliz) acaba na casa de um mega milionário Ben Rand (Melvyn Douglas) que está morrendo e acaba considerando Chance um gênio por suas colocações genéricas sobre plantas que Ben aplica à política e aos negócios. Ao mesmo tempo, Eve (Shirley MacLaine), esposa de Ben, se enamora de Chance.


O filme, que se passa em um época de notória dificuldade econômica nos EUA, explora o conceito de que o povo americano (ou qualquer povo na verdade) precisa de um salvador e, por isso, é capaz de "torcer" as palavras inocentes de um mero jardineiro em interpretações complexas que trazem bons augúrios. A forma como Hal Ashby manipula a imagem e o diálogo para que as conclusões tiradas sejam naturais e verdadeiras, sem nunca deixar claro para as pessoas (mas sempre para os espectadores) que Chance tem um problema mental.


Peter Sellers é um gênio no papel. Conhecido por suas comédias (os filmes da Pantera, o hilário The Party e o maravilhoso Dr. Strangelove), Sellers dá um show e não dá chance para seus colegas de trabalho. Sua performance é verdadeiramente inesquecível.


Notas:


Minha: 9 de 10
Barada: 9 de 10
Nikto: 8 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."