domingo, 24 de janeiro de 2010

Crítica de quadrinhos: The Stand - Captain Trips


Vou dar uma de Silvio Santos: eu não li o gigantesco livro The Stand de Stephen King mas disseram que é muito bom. Com base nisso e na qualidade de outra adaptação do autor para os quadrinhos (A Torre Negra, aqui e aqui), resolvi comprar The Stand e li o primeiro volume, que coleciona o primeiro arco da estória, chamada Captain Trips, contada em 5 números.

Nesse volume, ficamos sabendo que há algo de muito errado nos Estados Unidos. Algum experimento que deu errado (não podia ser diferente, não é?) espalha um vírus extremamente mortal. Quem entra em contato com ele morre de maneira grotesca (novamente, não podia ser diferente, não é?). Mais para a frente, quando a epidemia já está espalhada mas antes do possivelmente vindouro fim do mundo, começamos a identificar algumas pessoas que são completamente imunes ao vírus (deveria repetir, aqui, os dois parênteses acima mas vou deixar passar). Suas estórias são contadas separadamente mas tenho certeza que, nos próximos volumes, eles também se juntarão (como meu chapéu se isso não acontecer). Há um elemento sobrenatural (adivinha o que deveria escrever aqui agora?) que nos é apresentado ao final mas não fica exatamente claro se é alguma alegoria sobre a morte que vem assolando os Estados Unidos. Presumo que tudo fique mais claro com o desenrolar da série pois o segundo volume está completo - American Nightmares - e o terceiro está em vias de terminar - Soul Survivors - sendo que são 5 volumes ao total.

A estória do volume 1, ainda que preliminar, consegue prender o leitor. A trama do vírus sendo "carregado" para fora da instalação militar, sua disseminação e a tentativa do governo de acobertar tudo é bem clichê mas é um clichê bem amarrado e bem contado. Além disso, a arte de Mike Perkins é excelente, quase no nível de
A Torre Negra. O maior defeito desse volume é que, diferentemente dos volumes de A Torre Negra, a estória não tem um começo, meio e fim definidos, não fechando verdadeiramente um "arco".

De toda forma, fui fisgado. Agora terei que acompanhar a série até o final.

Nota: 7,5 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."