segunda-feira, 3 de maio de 2010

Crítica de TV: Stargate: Atlantis - 5ª Temporada

Stargate sempre foi um de meus maiores guilty pleasures. Adorei o filme original, todas as 10 temporadas da primeira série, os dois filmes para a TV baseados na primeira temporada e, até agora, todas as quatro temporadas da série spin-off Stargate:Atlantis, cujos comentários fiz aqui. A quinta temporada, de 2008, foi a última mas, recentemente em 2009, o canal Sci-fi (agora ridiculamente rebatizado de Syfy) iniciou a produção e o lançamento de mais um spin-off, Stargate: Universe.


Por mais que eu tenha gostado da série, a quinta temporada de Atlantis definitivamente demonstra o cansaço da série e a necessidade de seu cancelamento. Depois da quarta temporada, não havia muito mais o que fazer para segurar 20 episódios de uma temporada nova. Aí os roteiristas passaram a fazer o que sempre fazem: escreveram uns 15 episódios soltos, sem relevância para a continuidade da série que só repetem o tema "soldados atravessam o Stargate e enfrentam as ameaças que encontram do outro lado". Não vou dizer que foram todos ruins, ao contrário, são divertidos, mas achei distração e repetição demais.

Lá pelo final, fizeram um interessante episódio chamado Vegas que se passa em uma realidade alternativa em que John Sheppard é um detetive fracassado na cidade de Las Vegas que se depara com uma série de assassinatos muito estranhos. Esse episódio, todo filmado com se fosse CSI, dá um certo frescor para a série mas ele acaba vindo tarde demais, já que foi o penúltimo da temporada. Aliás, surpreendentemente, esse episódio que, em circunstâncias normais seria apenas mais um daqueles episódios soltos, é usado como plataforma de lançamento, por assim dizer, para o episódio final, Enemy at the Gate, em que os Wraith finalmente ameaçam a Terra diretamente. Talvez se eles tivessem feito esse episódio um pouco mais cedo na temporada e desenvolvido mais esse tema de invasão da Terra, os roteiristas tivessem conseguido justificar melhor a temporada. Infelizmente, não foi o que ocorreu.

No entanto, exatamente essa dupla de episódios demonstram o grau de desnecessidade que foi essa temporada. Os roteiristas simplesmente esgotaram suas ameaças e forçaram muito a barra para gerar esse perigo para o nosso planeta. Ficou bem ridículo, especialmente o último episódio que é muito apressado.

De resto, a temporada não traz surpresa alguma e encerra, mais do que tardiamente, uma boa série descerebrada. Agora é esperar Stargate: Universe ser lançada em Blu-Ray (os 10 primeiros episódios já saíram mas vou esperar a temporada completa).

Nota: 5 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."