sábado, 10 de julho de 2010

Club du Film - 5.43 - Planes, Trains and Automobiles (Antes Só Do Que Mal Acompanhado)


Antes Só Do Que Mal Acompanhado foi assistido pelo Club du Film (mais sobre ele no final desse post) no dia 30.03.2010. Trata-se de uma clássica comédia estrelada por Steve Martin e John Candy e dirigida em 1987 por John Hughes, que nos trouxe, dentre outros, os excelentes Esqueceram de Mim (Home Alone), Mulher Nota 1000 (Weird Science), Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off), Some Kind of Wonderful e The Breakfast Club.

"Antes Só" é uma comédia totalmente carregada nas costas pela dupla principal de atores. Steve Martin é Neal Page, um executivo que quer chegar em casa para comemorar com a família o Dia de Ação de Graças mas, por um problema em seu vôo, ele acaba se envolvendo com o vendedor de anéis de cortina de banheiro, Del Griffith (John Candy). Os dois, juntos, literalmente pegam aviões, trens e automóveis para conseguir chegar em seu destino mas o problema é que Del é um desastre humano, basicamente pondo a perder tudo que Neal arruma para se locomover. A volta para casa acaba sendo literalmente uma Odisséia, sendo que Neal é Ulysses e Del personifica todas as desgraças pelas quais Neal passa.

A interação entre os dois é perfeita e dá vontade de rir mesmo quando eles não estão conversando. O saudoso John Candy (morreu em 1994 com meros 44 anos) era um grande astro da comédia de sua geração, com um olhar que remete à risadas e à pena. Impossível não se comover com o olhar de cachorro pidão do ator. Steve Martin, à época desse filme, era o rei da comédia. Havia feito The Jerk, Dead Man Don't Wear Plaid, Three Amigos (ainda, para mim, uma das melhores comédias non sense já feitas), Roxanne e, no ano seguinte de "Antes Só", faria Os Safados (Dirty Rotten Scoundrels - para mim, uma das 5 melhores comédias já feitas). 

Assim, não é muito imaginar o deleite que é "Antes Só". Situações hilárias vividas por atores extremamente engraçados e dirigido por um mestre desse tipo de filme na década de 80. A cena em que os dois vão dormir juntos e Neil acorda com sua mão entre "os travesseiros" de Del é antológica. O mesmo ocorre com a longa cena dos dois dirigindo um carro, que termina com o veículo sendo destruído pelo fogo.

"Antes Só" merece ser visto e revisto pois suas piadas se mantém atuais. O roteiro, bem enxuto, também não dá muita margem à enrolação. Em suma, uma excelente comédia.

Sobre o Club du Film:

Há mais de quatro anos e meio, em 28 de dezembro de 2005, eu e alguns amigos decidimos assistir, semanalmente, grandes clássicos do cinema mundial. Esse encontro ficou jocosamente conhecido como "Club du Film". Como guia, buscamos o livro The Great Movies do famoso crítico de cinema norte-americano Roger Ebert, editado em 2003. Começamos com Raging Bull e acabamos de assistir a todos os filmes listados no livro (uns 117 no total) no dia 18.12.2008. Em 29.12.2008, iniciamos a lista contida no livro The Great Movies II, do mesmo autor, editado em 2006. São mais 102 filmes. Dessa vez, porém, farei um post para cada filme que assistirmos, para documentá-los com meus comentários e as notas de cada membro do grupo.

Notas:

Minha: 9 de 10
Barada: 8,5
Nikto: 9 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."