sábado, 31 de julho de 2010

Comentário: Avatar - a terceira vez (e em IMAX 3D!)


Avatar vai estrear novamente nos cinemas, dessa vez com 8 minutos inéditos a mais. É uma evidente tentativa de espremer o máximo possível o potencial de um filme no cinema mas eu não culpo a Fox ou James Cameron por isso. É certo que o filme fez caminhões de dinheiro mas, se há demanda, qual é o mal de se lançar o filme novamente, mesmo que o que esteja sendo oferecido (os tais 8 minutos) pelo menos em minha cabeça não justifiquem, por si só, a ida ao cinema?

O que justifica mesmo é ver o filme em IMAX 3D. E não estou falando daquele IMAX meia-bomba que tem em SP. Aquilo é brincadeira de criança. Já vi o filme em 3D legendado e dublado, mas faltava, ainda, ver no IMAX de verdade.

Estive em Londres não tem muito tempo e, lá, o British Film Institute, que tem uma tela IMAX gigantesca, de uns 8 andares de altura, continua ofertando filmes que há muito saíram do cinema comercial normal (veja foto que tireido complexo logo abaixo). Assim, consegui meu ingresso para a sessão das 23:55h, a única oferecida no dia que podia.


Para começar, é sempre impressionante entrar em cinemas IMAX desse tamanho. A tela branca na sua frente é uma coisa de cair o queixo. Em seguida, notei que, apesar de ter assistido ao filme em 25 de junho, meses depois de Avatar ter saído do circuito comercial, a sala estava razoavelmente cheia, o que, por si só, é um grande feito (e comprova a demanda que ainda existe para esse filme nos cinemas).

Bom, posso dizer que ver Avatar na tela gigante do IMAX e em 3D é a melhor maneira de se assistir e aproveitar esse espetáculo sensorial inigualável. Os detalhes do mundo criado por James Cameron saltam ainda mais aos olhos quando cada "smurf" tem 20 metros de altura e o combate aéreo explode em todo seu campo de visão. O som, também, é um espetáculo em si só. Em IMAX, a quantidade de caixas de som ao seu redor cria, literalmente, deslocamentos de ar nos momentos mais altos como, por exemplo, na cena da destruição da árvore dos Na'vi.

Tenho que confessar, porém, que a sobrecarga sensorial aliada à longa duração do filme me fez sair de lá meio zonzo. Mas acho que esse era o objetivo de Cameron.

Como já disse uma vez, ver Avatar no cinema é obrigação de todos que apreciam a sétima arte, mesmo que não sejam chegados a filmes de ficção científica. Uma pena que Hollywood resolveu utilizar o 3D como um mero artifício para atrair mais gente aos cinemas, com a conversão em pós-produção de filmes feitos em 2D. Essa técnica não chega nem aos pés de filmes efetivamente produzidos em 3D e, creio, terá efeitos ruins para a tecnologia a médio e longo prazo, por desinteresse do público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."