sábado, 22 de janeiro de 2011

Golden Globes 2011 - A Vingança de Ricky Gervais

Estou de volta, depois de algumas semanas ausente. Nesse meio tempo, tivemos a cerimônia de entrega dos Golden Globes. Como semana que vem é a semana em que os indicados ao Oscar serão relevados (dia 25/01 mais precisamente), não custa eu falar rapidamente dos Golden Globes, assim como fiz ano passado.

Bom, para começar, os ganhadores mas vou me ater aos filmes, deixando a categoria televisão de fora. Quem quiser conhecer todos os ganhadores, é só dar um pulo na página oficial do evento, aqui.


The Social Network (A Rede Social) foi o grande ganhador da noite, que não teve muitas surpresas. Levou os prêmios de Melhor Filme (drama), Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).

The Kids are All Right (Minhas Mães e Meu Pai) levou o prêmio de Melhor Filme (Comédia ou Musical) e Melhor Atriz (Comédia ou Musical).

The Fighter (O Vencedor) abocanhou os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale) e Melhor Atriz Coadjuvante (Melissa Leo).

A partir daí, só teve filme com um prêmio:

Melhor Filme de Animação - Toy Story 3
Melhor Ator (drama) - Colin Firth em The King's Speech (O Discurso do Rei)
Melhor Atriz (drama) - Natalie Portman em Black Swan (Cisne Negro)
Melhor Ator (comédia ou musical) - Paul Giamatti em Barney's Version
Melhor Filme Estrangeiro - In a Better World (Dinamarca)
Melhor Canção Original - "You haven't seen the last of me" em Burlesque

Apesar de não ter visto todos os concorrente ainda, posso dizer que o resultado, apesar de previsível, pareceu-me muito justo. A Rede Social realmente merece todos os elogios, Toy Story 3 foi a melhor animação (ok, Como Treinar Seu Dragão até poderia ter levado o prêmio) e Colin Firth foi o melhor ator. No caso de Firth, ele já deveria ter ganho o prêmio no ano passado por seu papel em Direito de Amar.

Mas o que teve de melhor na cerimônia de entrega dos prêmios foi o mestre de cerimônias Ricky Gervais, o britânico que criou a série The Office original. Ele já havia sido o apresentador na cerimônia passada e, ao ser recontratado para a desse ano, avisou que não ia se conter. E, realmente, ele cumpriu o prometido e arrasou com piadas que beiraram a grosseria mas que fizeram toda a diferença e tiraram os Golden Globes do marasmo.

Gervais fez piada com o presidente da HFPA (Hollwood Foreign Press Association, a entidade responsável pelo próprio evento) dizendo que ele o havia ajudado a recolocar a dentadura. Esculhambou o dono da Playboy Hugh Hefner, em piada quase pornográfica (e ótima), apresentou Tom Hanks longamente, com diversos elogios e apenas disse "e Tim Allen" quando os dois iriam apresentar um prêmio, chamou Bruce Wyllis de pai de Ashton Kutcher e por aí ele foi. Brilhante.

Mas acontece que nem os atores nem a HFPA gostaram do que escutaram, em uma demonstração ridícula de soberba e intolerância. Muita gente se manifestou contrariamente a Gervais, alguns deles até fazendo "biquinho" na própria cerimônia (Bruce Wyllis foi um deles).

Assim, muito provavelmente, Gervais foi colocado em um lista negra de Hollywood e nunca mais apresentará nenhuma cerimônia de nada... Mas valeu ele ter feito o que fez. Se quiserem ver um clipe (em inglês) que condensa as melhores piadas, dêem um pulo aqui.

Agora é aguardar terça-feira que vem para sabermos os indicados ao Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."