sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Minhas previsões

Como eu já vi a grande maioria dos indicados ao Oscar esse ano, sendo que algumas críticas eu ainda nem consegui arrumar tempo para fazer (mas vão ao ar antes da cerimônia no dia 27), vou arriscar aqui minhas previsões. Apenas não julguei as quatro categorias finais (ainda).

Marquei com UM asterisco o filme que eu acho que deveria ganhar e com DOIS asteriscos o filme que eu acho que vai ganhar e ainda fiz alguns comentários:

Filme

Fiquei dividido entre A Rede Social e Cisne Negro mas acabei escolhendo o filme de David Fincher. No entanto, acho que o "fácil de gostar" O Discurso do Rei vai levar esse prêmio, mostrando, mais uma vez, que os Weinstein são gênios do marketing.

Ator

Javier Bardem por Biutiful 
Jeff Bridges por True Grit (Bravura Indômita) 
James Franco por 127 Hours (127 Horas)

Aqui não tem discussão. Apesar de Javir Bardem, Jeff Bridges e James Franco em ótimas atuações, Colin Firth tem que ganhar. Ele foi o melhor já no ano passado (mas Bridges acabou levando) e repete a dose agora esse ano. É a vez dele. 

Atriz 


Annette Bening está sensacional nessa categoria que é uma das mais acirradas da disputa. No entanto, acho que a favorita Natalie Portman realmente merece por seu perturbador papel em Cisne Negro.

Ator Coadjuvante

Christian Bale por The Fighter (O Vencedor) *  **
Jeremy Renner por The Town (Atração Perigosa) 

Se não fosse o incrível trabalho físico de Bale, eu daria a estatueta para Ruffalo. Mas fica difícil competir com um cara que toma medidas extremas como o psicopata americano... E Geoffrey Rush, vocês vão perguntar. Bom, para mim, ele foi um mero alívio cômico em O Discurso do Rei. Bom ator, eu concordo mas esse trabalho não merece a estatueta. Jeremy Renner nem deveria estar nessa disputa e John Hawkes faz um pouco mais que uma ponta.

Atriz Coadjuvante

Helena Bonham Carter por The King's Speech (O Discurso do Rei)
Melissa Leo por The Fighter (O Vencedor) **
Hailee Steinfeld por True Grit (Bravura Indômita)
Jackie Weaver por Animal Kingdom (Reino Animal) *

A disputa aqui, para mim, fica entre duas mães de coração negro. Achei Jackie Weaver melhor, mais diabólica. Mas Melissa Leo é a franca favorita e não ficarei triste se a estatueta for para ela. Dessa lista, acho apenas que Amy Adams não deveria estar aí e diria que ainda é cedo demais para premiar Hailee Steinfeld.

Direção

Darren Aronofsky por Black Swan (Cisne Negro)
David O. Russel por The Fighter (O Vencedor)
David Fincher por The Social Network (A Rede Social) *  **
Joel Coen e Ethan Coen por True Grit (Bravura Indômita)

Acho que a Academia vai se dividir, dando o melhor filme para O Discurso do Rei e Melhor Diretor para A Rede Social. Mas que a Academia me desculpe: David Fincher mostrou um trabalho muito mais completo em seu filme do que Tom Hooper mostrou no dele. Aliás, Aronofsky e os irmãos Coen ficam na frente de Hooper também, em meu livro.

Roteiro original

Another Year

Aqui não vi todos mas acho que A Origem deveria levar pela sua total originalidade e apesar dos exageros explicativos. Mas O Discurso do Rei levará o careca dourado...

Roteiro adaptado

Se A Rede Social não levar esse prêmio, essa será a maior injustiça dessa cerimônia de entrega dos Oscar.

Fotografia

Edição


A edição de A Rede Social é brilhante mas, depois de ver Cisne Negro, não tenho como não escolher o filme de Aronofsky. Pena que eu ache que a Academia vai premiar o mais óbvio...

Direção de Arte

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part I (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I) 

Não vi todos (nesse caso, de propósito pois não aguento mais Harry Potter) mas acho que, aqui, Bravura Indômita deveria levar mas reconheço que a direção de arte de O Discurso do Rei é também muito boa.

Figurino

Não vi dois dos 5 pelo que fica difícil julgar com precisão. Dos que vi, acho que Bravura Indômita merece.

Maquiagem

Barney's Version (Minha Versão Para o Amor) 
The Way Back (Caminho da Liberdade) *  **

Não tenho como julgar. Só espero que o único filme que eu vi NÃO leve a estatueta. Chutei Caminho da Liberdade apenas por que é um filme de Peter Weir.

Trilha Sonora

The Social Network (A Rede Social) - Trent Raznor e Atticus Ross *  **
Inception (A Origem) - Hans Zimmer

Quase votei em A Origem mas me curvei à trilha de A Rede Social. 

Canção original

"Coming Home" em Country Strong 
"I See The Light" em Tangled (Enrolados)
"If I Rise" em 127 Hours (127 Horas) **
"We Belong Together"em Toy Story 3 *

Para dizer a verdade, essa categoria é muito chata. Vou torcer por Toy Story 3 mas acho que a Academia vai querer dar algum prêmio para 127 Horas e essa é a oportunidade. Mas que essa música desse filme é muito ruim, ah, isso é...

Mixagem de Som


Aqui é chute total.

Edição de Som

Mais um chute. 

Efeitos Visuais

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1 (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I)

Seria fácil eu torcer por A Origem mas acho que aquele tsunami de Além da Vida foi tão impressionante que eu daria o Oscar para o filme de Eastwood. Creio, porém, que a Academia vai querer dar alguma coisa para A Origem e essa é a categoria para isso acontecer.

Filme Animado

Toy Story 3 *  **

Eu quase, por muito pouco, não marquei o Dragão. Mas tenho que reconhecer que a Pixar acertou mais uma vez.

Filme estrangeiro

Biutiful - México **
In a Better World (Em Um Mundo Melhor) - Dinamarca 
Incendies - Canadá *

Depois de ver Incendies, não tenho como não preferir esse filme. Uma obra prima. Torcerei muito para que saia vitorioso.

Documentário Longa Metragem

Exit Through The Gift Shop
Gasland
Lixo Extraordinário (Waste Land) 

Documentário Curta Metragem

Killing in the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Curta Metragem - Animação

Day and Night (Dia e Noite) 
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage (Madagascar, a Journey Diary)

Curta Metragem

The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."