Como eu já vi a grande maioria dos indicados ao Oscar esse ano, sendo que algumas críticas eu ainda nem consegui arrumar tempo para fazer (mas vão ao ar antes da cerimônia no dia 27), vou arriscar aqui minhas previsões. Apenas não julguei as quatro categorias finais (ainda).
Filme
Fiquei dividido entre A Rede Social e Cisne Negro mas acabei escolhendo o filme de David Fincher. No entanto, acho que o "fácil de gostar" O Discurso do Rei vai levar esse prêmio, mostrando, mais uma vez, que os Weinstein são gênios do marketing.
Ator
Javier Bardem por Biutiful
Jeff Bridges por True Grit (Bravura Indômita)
Jesse Eisenberg por The Social Network (A Rede Social)
Colin Firth por The King's Speech (O Discurso do Rei) * **
James Franco por 127 Hours (127 Horas)
Aqui não tem discussão. Apesar de Javir Bardem, Jeff Bridges e James Franco em ótimas atuações, Colin Firth tem que ganhar. Ele foi o melhor já no ano passado (mas Bridges acabou levando) e repete a dose agora esse ano. É a vez dele.
Atriz
Annette Bening por The Kids Are All Right (Minhas Mães e Meu Pai)
Nicole Kidman por Rabbit Hole (Reencontrando a Felicidade)
Jennifer Lawrence por Winter's Bone (Inverno da Alma)
Natalie Portman por Black Swan (Cisne Negro) * **
Michelle Williams por Blue Valentine (Namorados para Sempre)
Annette Bening está sensacional nessa categoria que é uma das mais acirradas da disputa. No entanto, acho que a favorita Natalie Portman realmente merece por seu perturbador papel em Cisne Negro.
Ator Coadjuvante
Christian Bale por The Fighter (O Vencedor) * **
John Hawkes por Winter's Bone (Inverno da Alma)
Jeremy Renner por The Town (Atração Perigosa)
Mark Ruffalo por The Kids Are All Right (Minhas Mães e Meu Pai)
Geoffrey Rush por The King's Speech (O Discurso do Rei)
Se não fosse o incrível trabalho físico de Bale, eu daria a estatueta para Ruffalo. Mas fica difícil competir com um cara que toma medidas extremas como o psicopata americano... E Geoffrey Rush, vocês vão perguntar. Bom, para mim, ele foi um mero alívio cômico em O Discurso do Rei. Bom ator, eu concordo mas esse trabalho não merece a estatueta. Jeremy Renner nem deveria estar nessa disputa e John Hawkes faz um pouco mais que uma ponta.
Atriz Coadjuvante
Amy Adams por The Fighter (O Vencedor)
Helena Bonham Carter por The King's Speech (O Discurso do Rei)
Melissa Leo por The Fighter (O Vencedor) **
Hailee Steinfeld por True Grit (Bravura Indômita)
Jackie Weaver por Animal Kingdom (Reino Animal) *
A disputa aqui, para mim, fica entre duas mães de coração negro. Achei Jackie Weaver melhor, mais diabólica. Mas Melissa Leo é a franca favorita e não ficarei triste se a estatueta for para ela. Dessa lista, acho apenas que Amy Adams não deveria estar aí e diria que ainda é cedo demais para premiar Hailee Steinfeld.
Direção
Darren Aronofsky por Black Swan (Cisne Negro)
David O. Russel por The Fighter (O Vencedor)
Tom Hooper por The King's Speech (O Discurso do Rei)
David Fincher por The Social Network (A Rede Social) * **
Joel Coen e Ethan Coen por True Grit (Bravura Indômita)
Acho que a Academia vai se dividir, dando o melhor filme para O Discurso do Rei e Melhor Diretor para A Rede Social. Mas que a Academia me desculpe: David Fincher mostrou um trabalho muito mais completo em seu filme do que Tom Hooper mostrou no dele. Aliás, Aronofsky e os irmãos Coen ficam na frente de Hooper também, em meu livro.
Roteiro original
Another Year
Aqui não vi todos mas acho que A Origem deveria levar pela sua total originalidade e apesar dos exageros explicativos. Mas O Discurso do Rei levará o careca dourado...
Roteiro adaptado
Se A Rede Social não levar esse prêmio, essa será a maior injustiça dessa cerimônia de entrega dos Oscar.
Fotografia
Cisne Negro! Cisne Negro! Cisne Negro!
Edição
A edição de A Rede Social é brilhante mas, depois de ver Cisne Negro, não tenho como não escolher o filme de Aronofsky. Pena que eu ache que a Academia vai premiar o mais óbvio...
Direção de Arte
Harry Potter and the Deathly Hallows - Part I (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I)
Não vi todos (nesse caso, de propósito pois não aguento mais Harry Potter) mas acho que, aqui, Bravura Indômita deveria levar mas reconheço que a direção de arte de O Discurso do Rei é também muito boa.
Figurino
Io Sono L'Amore (I Am Love)
The Tempest (A Tempestade)
Não vi dois dos 5 pelo que fica difícil julgar com precisão. Dos que vi, acho que Bravura Indômita merece.
Maquiagem
Barney's Version (Minha Versão Para o Amor)
The Way Back (Caminho da Liberdade) * **
Não tenho como julgar. Só espero que o único filme que eu vi NÃO leve a estatueta. Chutei Caminho da Liberdade apenas por que é um filme de Peter Weir.
Trilha Sonora
The King's Speech (O Discurso do Rei) - Alexandre Desplat
How To Train Your Dragon (Como Treinar Seu Dragão) - John Powell
127 Hours (127 Horas) - A.R. Rahman
The Social Network (A Rede Social) - Trent Raznor e Atticus Ross * **
Inception (A Origem) - Hans Zimmer
Quase votei em A Origem mas me curvei à trilha de A Rede Social.
Canção original
"Coming Home" em Country Strong
"I See The Light" em Tangled (Enrolados)
"If I Rise" em 127 Hours (127 Horas) **
"We Belong Together"em Toy Story 3 *
Para dizer a verdade, essa categoria é muito chata. Vou torcer por Toy Story 3 mas acho que a Academia vai querer dar algum prêmio para 127 Horas e essa é a oportunidade. Mas que essa música desse filme é muito ruim, ah, isso é...
Mixagem de Som
Aqui é chute total.
Edição de Som
Mais um chute.
Efeitos Visuais
Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1 (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I)
Seria fácil eu torcer por A Origem mas acho que aquele tsunami de Além da Vida foi tão impressionante que eu daria o Oscar para o filme de Eastwood. Creio, porém, que a Academia vai querer dar alguma coisa para A Origem e essa é a categoria para isso acontecer.
Filme Animado
Toy Story 3 * **
Eu quase, por muito pouco, não marquei o Dragão. Mas tenho que reconhecer que a Pixar acertou mais uma vez.
Filme estrangeiro
Biutiful - México **
Dogtooth (Dente Canino) - Grécia
In a Better World (Em Um Mundo Melhor) - Dinamarca
Incendies - Canadá *
Hors-la-loi (Fora da Lei) - Argélia
Depois de ver Incendies, não tenho como não preferir esse filme. Uma obra prima. Torcerei muito para que saia vitorioso.
Documentário Longa Metragem
Documentário Curta Metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang
Curta Metragem - Animação
Day and Night (Dia e Noite)
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage (Madagascar, a Journey Diary)
Curta Metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."