segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Oscar 2011 - Os ganhadores e meus comentários

Acabou de acabar a 83ª festa de entrega dos Academy Awards, mais conhecidos como Oscar. Sinto saudade da vez que estive por lá pois foi uma experiência inesquecível.

Mas vamos aos pontos positivos e negativos da boa cerimônia que, como grande novidade, teve uma jovem dupla de apresentadores, James Franco e Anne Hathaway:


Prós:

1. Sensacional a menção a De Volta para o Futuro na montagem inicial.
2. Bacana o uso da mãe de Anne Hathaway e da avó de James Franco no início do programa.
3. Kirk Dougla entrando no palco e sendo aplaudido de pé foi incrível. Mais incrível ainda é a disposição desse ator sensacional, em sua idade avançada: fez piadas aos montes e saiu como um jovem.
4. Melissa Leo soltou uma ótima e inesperada f bomb durante seu discurso de agradecimento pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante. A ABC deve ter ficado bem irritada com isso...
5. James Franco chamou os técnicos que ganham prêmios em separado de nerds. Pareceu-me polticamente incorreto, mas gostei.
6. A figura de Luke Mattews, que recebeu o Oscar de Melhor Curta Metragem.
7. Os arcos de projeção do palco foram muito bacanas.
8. O Bob Hope digital introduzindo Robert Downey Jr. e Jude Law em um cenário em preto-e-branco ficou muito bacana.
9. Robert Downey Jr. e Jude Law repetiram a química de Sherlock Holmes no palco e fizeram um ótimo bloco de entrega dos prêmios de efeitos visuais e edição.
10. Eli Wallach no palco!

Contras:

1. Os tuxedos brancos de Josh Brolin e Javier Bardem entregando os prêmios de roteiro. Ridículos.
2. James Franco vestido de Marilyn Monroe: completamente desnecessário.
3. Patético os representante da ABC irem ao palco para dizer que renovaram o contrato de transmissão do Oscar. Para que isso?
4. Ler discurso de agradecimento no palco é ridículo. A mulher que ganhou o prêmio de Figurino fez isso e fiquei com vergonha alheia. Além de ser um hábito muito chato.
5. Billy Crystal aplaudido de pé? Jura? Não entendo todo esse amor por ele.
6. O coral ao final foi desnecessário.
7. James Franco simplesmente não funcionou como apresentou. Pareceu que estava drogado o tempo todo. Anne Hathaway foi muito melhor que ele.

O placar ficou assim:

O Discurso do Rei - 4
A Origem - 4
A Rede Social - 3
Toy Story 3 - 2
Alice no País das Maravilhas - 2
O Vencedor - 2
Cisne Negro - 1

Lembrando que os filmes e atores marcados com um asterisco eram minhas previsões e com dois asteriscos eram minhas preferências, segue a lista dos ganhadores da noite (marcados em letras garrafais):

Filme

Ganhou, mais uma vez, a estratégia pesada de marketing de Harvey Weinstein. Não que O Discurso do Rei seja ruim, longe disso, mas ele não é o melhor dos 10 candidatos. Uma pena pois A Rede Social ou até mesmo o difícil Cisne Negro poderiam ter trazido alguma surpresa a essa cerimônia.

Ator

Javier Bardem por Biutiful 
Jeff Bridges por True Grit (Bravura Indômita) 
James Franco por 127 Hours (127 Horas)

Já era de se esperar e foi muito merecido, especialmente depois do espetacular papel dele ano passado em Direito de Amar, que perdeu para Jeff Bridges.

Atriz 


Merecidíssima vitória, ainda que eu não teria ficado triste se Annette Bening tivesse ganho (afinal, ela concorreu já quatro vezes e não levou nenhuma estatueta).

Ator Coadjuvante

Christian Bale por The Fighter (O Vencedor) *  **
Jeremy Renner por The Town (Atração Perigosa) 

Sem surpresas aqui. Um cara que se dedica como ele a um papel, merece todos os prêmios do mundo. Mas Mark Ruffalo bem que podia levar uma estatueta dessas nos próximos anos.

Atriz Coadjuvante

Helena Bonham Carter por The King's Speech (O Discurso do Rei)
Melissa Leo por The Fighter (O Vencedor) **
Hailee Steinfeld por True Grit (Bravura Indômita)
Jackie Weaver por Animal Kingdom (Reino Animal) *

Ela era mesmo a favorita e merece pelo papel de megera que ela fez. E fiquei impressionado como ela está diferente no filme.

Direção

Darren Aronofsky por Black Swan (Cisne Negro)
David O. Russel por The Fighter (O Vencedor)
David Fincher por The Social Network (A Rede Social) *  **
Joel Coen e Ethan Coen por True Grit (Bravura Indômita)

Injustiça! David Fincher foi preterido novamente! Tom Hooper poderia esperar mais um pouco para ganhar. Talvez por um filme melhor...

Roteiro original

Another Year

Achei o roteiro de O Discurso do Rei o mais fraco dentre os candidatos que assisti. Mas, era inevitável essa vitória.

Roteiro adaptado

Aqui não tinha para ninguém. Roteiro brilhante. Teria sido a maior injustiça da Academia se premiassem qualquer outro filme.

Fotografia


Não merecia mais que Cisne Negro mas, pelo menos, tirou a estatueta de O Discurso do Rei. Boa escolha da Academia.

Edição

Direção de Arte

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part I (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I) 

Não gosto quando filmes de fantasia ganham esse prêmio. Fico com uma sensação que foi "roubo" pois a direção de arte tem muito mais espaço para trabalhar em filmes como Alice. 

Figurino

De novo Alice. Essa é uma categoria que filmes de fantasia tem naturalmente mais chances. Para mim, figurinos realistas - e de época - como em Bravura Indômito ou O Discurso do Rei, são mais difíceis de fazer.

Maquiagem

Barney's Version (Minha Versão Para o Amor) 
The Way Back (Caminho da Liberdade) *  **

Estava torcendo contra O Lobisomem mas a maquiagem é de Rick Baker. O cara é um monstro sagrado nessa área. Não tinha para ninguém.

Trilha Sonora

The Social Network (A Rede Social) - Trent Raznor e Atticus Ross *  **
Inception (A Origem) - Hans Zimmer

Essa trilha é mesmo muito boa. Ganhou a melhor. Preciso comprá-la!

Canção original

"Coming Home" em Country Strong 
"I See The Light" em Tangled (Enrolados)
"If I Rise" em 127 Hours (127 Horas) **
"We Belong Together"em Toy Story 3 *

Bacana o Randy Newman ganhar. Afinal, é apenas sua segunda vitória mas 20ª indicação. O cara é brilhante. E o melhor foi ele dizer que ler agradecimentos é "bad television".

Mixagem de Som


É, Inception, merece mesmo.

Edição de Som

Igualmente aqui. Prêmios de som muito bem dados.

Efeitos Visuais

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1 (Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I)

Vitória mais que esperada de A Origem. Não fico triste.

Filme Animado

Toy Story 3 *  **

Não havia dúvidas aqui. Toy Story 3 foi o melhor desenho do ano passado. É mais um para a Pixar que não parece perder nenhum Oscar de melhor longa de animação.

Filme estrangeiro

Biutiful - México **
In a Better World (Em Um Mundo Melhor) - Dinamarca 
Incendies - Canadá *

Ok, Lei de Murphy. O único filme que não vi leva o Oscar. Não tenho como julgar mas se ele for mesmo melhor que Incêndios, ficarei extremamente surpreso.

Documentário Longa Metragem

Exit Through The Gift Shop
Gasland
Lixo Extraordinário (Waste Land) 

Só vi dois dos concorrentes mas a vitória de Inside Job é ótimo pois mais gente vai assistir e se espantar profundamente com o tamanho e profundidade da crise econômica que vivemos nesse momento. Excelente vitória.

Documentário Curta Metragem

Killing in the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Não tenho comentários aqui pois não vi nenhum concorrente.

Curta Metragem - Animação

Day and Night (Dia e Noite) 
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage (Madagascar, a Journey Diary)

Minha aposta, aqui, era para Day and Night mas, como eu não vi nenhum outro desenho, ficou difícil de julgar. Teria sido uma sensacional dobradinha da Pixar, no entanto.

Curta Metragem

The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Não tenho comentários aqui pois não vi nenhum concorrente.

4 comentários:

  1. Realmente me surpreendeu, não esperava que O Discurso do Rei, filme tão simplista, fosse ganhar. Não concordei, mas me agradou pela surpresa.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Denota ser de alguém que realmente ama cinema. Eu apenas "gosto" de filmes, independente da mídia, embora saiba que o cinema sempre terá uma magia que não se repete em nenhum outro meio. Vou atrás de alguns dos filmes que você resenhou prá conferir se o seu gosto e impressões batem. Quanto ao Oscar, sinceramente não me chama a atenção. Parece uma premiação mais política que artística.

    ResponderExcluir
  3. Rafael W. - Na verdade, eu não me surpreendi com a vitória de O Discurso do Rei. Já esperava isso pois meu favorito A Rede Social, alcançou o ponto mais alto do sucesso muito cedo. Além disso, Harvey Weinstein soube marketear o filme.

    Elias - Obrigado pelo elogio. Sim, realmente gosto de cinema mas sou apenas, como o nome do meu blog diz, um "metido a crítico". Faço isso aqui para me divertir. Que bom que você gostou do que leu mas, quando discordar, escreva também. Não há nada melhor do que discutir civilizadamente sobre pontos de vistas diferentes sobre um mesmo filme.

    Sobre o Oscar, eu sou viciado na festa. Vejo todas elas há uns 25 anos e sempre assisto todos os concorrentes a melhor filme antes da cerimônia. Até cheguei a ir a uma delas em 2008. Mas você está certo: o Oscar sempre foi mais político do que artístico mas, mesmo assim, ele tem seu valor.

    ResponderExcluir
  4. Injustiça foi o Hans Zimmer não levar a melhor trilha sonora.

    http://www.youtube.com/watch?v=Z0kGAz6HYM8

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."