terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012 - Os mais esperados do ano - Parte 2

2012 será um ano tão cheio de continuações, prelúdios, re-imaginações, re-adaptações e refilmagens (na minha contagem por alto são pelo menos 33) que eu resolvi fazer uma lista separada de Top 5 só para essa categoria.

Antes de começar, minhas regras:

1. Somente filmes que serão lançados em 2012 em seus países de origem contam.

2. Obviamente, Somente podem entrar na lista continuações, prelúdios, re-imaginações, re-adaptações, refilmagens e relançamentos.



Faço ressalva, apenas, para as datas de estréia nos EUA e especialmente no Brasil pois, como todos sabem, elas podem mudar.

Vamos lá:

5. The Avengers (Os Vingadores) - 4 de maio nos EUA e 27 de abril no Brasil



É um sonho nerd ver esse filme. Minha curiosidade maior é saber com Joss Whedon conseguirá balancear tantos heróis importantes na tela. Isso sem contar com Loki e um outro inimigo que ainda não foi revelado.

Veja o trailer legendado em português:


4. 007 Skyfall - 9 de novembro nos EUA e ainda sem data no Brasil



É a volta de Daniel Craig ao papel de 007 depois de 4 anos, no 23º filme da franquia de James Bond. E a cereja no bolo é a direção do excelente Sam Mendes. Isso, claro, ajudado por um orçamento de 230 milhões de dólares...

3. The Hobbit: An Unexpected Journey (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) - 14 de dezembro de 2012 nos EUA e ainda sem data no Brasil



Que sensação boa saber que teremos dois dezembros seguidos dentro da Terra-Média de Tolkien, conforme a incrível e bem-sucedida visão de Peter Jackson. Que venham Bilbo, Gandalf e os 13 anões!

Veja o trailer legendado em português:


2. The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) - 20 de julho nos EUA e 27 de julho no Brasil


Tentei evitar dois filmes de super-heróis nessa lista mas foi impossível. No entanto, como eu sempre gosto de dizer, os filmes do Batman dirigidos por Nolan desafiam a mera classificação de "filmes de super-heróis". Vai ser difícil Nolan errar, ainda que eu ache muito complicado ele fazer algo melhor que os dois anteriores. Mas, quem viver verá!

Veja o trailer legendado em português:


1. Prometheus - 8 de junho nos EUA e no Brasil



Confesso que, quando primeiro soube desse filme, fiquei um tanto quanto irritado. O passado do "Space Jockey", ser enigmático que aparece brevemente em Alien, um dos melhores filmes de ficção científica já feitos, deveria continuar um mistério em minha cabeça. Mas aí eu soube que Ridley Scott estaria não só na produção como, também, na direção. Além disso, apesar de se passar antes do primeiro filme, pelo menos o que foi vazado até agora não indica que o filme será somente um prequel de Alien. Em seguida, eles lançaram um trailer enigmático que foi o melhor que vi até agora de potenciais blockbusters de 2012 (reparem o título aparecendo como no filme original!). A consequência? Fiquei alucinado para ver esse filme.

Veja o trailer legendado em português:


Correndo por fora:

Esses são os filmes que não se encaixaram na minha shortlist mas que tenho muita vontade de ver:

1. G.I. Joe: Retaliation (29 de junho nos EUA e ainda sem data no Brasil)

É um besteirol total mas (1) G.I. Joe era meu brinquedo favorito quando criança e (2) tem ninjas, muitos ninjas. Assim, mal posso esperar.

2. 47 Ronin (21 de novembro nos EUA e ainda sem data no Brasil)

Filmes de samurai, assim como de ninjas e de viagens no tempo, são meu fraco. E 47 Ronin (com Keanu Reeves) parece ter potencial.

3. Les Misérables

Outro ponto fraco meu: o musical Les Misérables, da Broadway, baseado no livro de mesmo nome de Victor Hugo. Assisti umas 5 vezes e tenho o CD triplo. Será dirigido por Tom Hooper de O Discurso do Rei e estrelado por Hugh Jackman como o pobre Jean Valjean e Russel Crowe como o incansável inspetor Javert.

4. The Expendables 2

Todo - todo mesmo - o elenco do filme anterior mais Jean-Claude Van Damme e Carlos Rey Norris, vulgo Chuck Norris, o mestre dos mestres dos filmes de ação oitentistas? Contem comigo!

5. American Reunion   

American Pie e suas duas continuações no cinema (não via as incontáveis continuações feitas direto para vídeo) são ótimo exemplos de comédia do final dos anos 90, começo dos anos 2000. Lembro que adorei os três e ver todos os personagens de volta para uma "reunião", inclusive a mãe de Stiffler, é um evento que não posso perder.

É isso aí. Comentários, críticas, sugestões de filmes? Mandem para cá!

3 comentários:

  1. Posso dizer que a sua lista é tão parecida com a minha de filmes que quero ver esse ano... *-*

    ResponderExcluir
  2. Saudações Ritter, como vai?

    Fiquei muito interessado nesta lista de prelúdios, re-imaginações, re-adaptações e refilmagens apresentada. He, he, he, he, he!!! Quero ver todos.

    Contudo, recentemente assisti a um filme (e fiquei curioso por você não o ter mencionado nesta lista) que será também lançado no Brasil agora em janeiro de 2012 cuja história é um prelúdio de um filme que me marcou muito nos anos 80, o filme de nome “O Enigma de Outro Mundo” (o título original é “The Thing”).

    Gostei muito do prelúdio, pois narra com coerência a história ocorrida antes da tragédia que se passou numa base de pesquisas norte-americana na Antártida (pra quem assistiu ao “Enigma de Outro Mundo”, de 1982, creio que ficou muito curioso e pensativo no intuito de saber o que ocorreu na base de pesquisas norueguesa que foi encontrada aos frangalhos pelos norte-americanos. Pois bem, este novo “The Thing” narra o horror vivido na base norueguesa e creio que vale uma crítica sua sobre esse prelúdio, Ritter.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sergio, não mencionei The Thing pois esse filme não se encaixa na minha primeira regra, que copio a seguir: "somente filmes que serão lançados em 2012 em seus países de origem contam".

    The Thing foi lançado em 2011 em seu país de origem (EUA). Minha crítica sobre esse prelúdio será feita em breve, mais próximo do lançamento no cinema por aqui.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."